Criptomoedas são moedas digitais em forma de token. Elas possuem como principal característica uma criptografia complexa cujo processamento ocorre em sistemas descentralizados.
O Bitcoin é a cripto mais famosa atualmente. Mas há milhares de outras criptomoedas além do Bitcoin. Essas novas criptomoedas são conhecidas como altcoins ou shitcoins.
Ethereum é a primeira criptomoeda promissora a substituir o Bitcoin. Ethereum é uma plataforma de software descentralizada que permite a construção e operação de smart contracts e aplicativos descentralizados.
Litecoin é baseado em uma rede de pagamento global de código aberto que não é controlada por nenhuma autoridade central e usa “scrypt” como uma prova de trabalho, que pode ser decodificada com a ajuda de um PC pessoal.
Cardano tem como objetivo se tornar o sistema operacional financeiro mundial, estabelecer um produto financeiro descentralizado, semelhante ao Ethereum, e fornecer soluções como interoperabilidade de cadeia, fraude eleitoral e rastreamento de contratos legais.
Polkadot é projetada para fornecer interoperabilidade entre outras blockchains. Seu protocolo visa conectar blockchains, assim também oracles, e permitir que os sistemas trabalhem juntos em um mesmo ambiente.
É uma versão melhorada do Bitcoin. O BCH aumenta o tamanho do bloco de 1 MB para 8 MBs, com a ideia de que blocos maiores podem conter mais transações dentro deles, e a velocidade de transação seria, portanto, aumentada.
Stellar é uma rede de blockchain aberta. Ela foi projetada para fornecer soluções corporativas conectando instituições financeiras para grandes transações.
Esta moeda, que usa uma imagem do shiba inu como seu avatar, é aceita como forma de pagamento por algumas grandes empresas, como a Space X.
Binance Coin é uma das criptomoedas promissoras porque é prática que pode ser usada como método de pagamento para taxas relacionadas a transações na Binance Exchange.
Tether é o primeiro e mais popular de um grupo de chamadas stablecoins. Essas criptomoedas são promissoras por serem projetadas para alocar seu valor de mercado em moedas ou outros benchmarks externos para reduzir a volatilidade.
Monero é uma moeda segura, privada e indetectável. Esta criptomoeda de código aberto foi lançada em abril de 2014 e logo atraiu grande interesse da comunidade de criptografia e de entusiastas.