Muitas pessoas fazem diversas ações e desenvolvem diferentes estratégias, para ao final apresentar um resultado frustrante: o score não sobe.
Várias podem ser as causas para que isso ocorra, e devemos explanar de forma profunda essa questão a fim de fazer com que você tome as decisões corretas para melhorar a sua situação.
Em primeiro lugar, é importante falar sobre o Serasa, pois muita gerente conhece, já ouviu falar, mas não sabe verdadeiramente o que ele é ou como ele funciona.
Serasa é uma empresa privada, e se consolidou, ao longo dos anos, como referência na análise e informações para tomada de decisão sobre crédito.
Esta empresa reúne dados enviados por lojas, instituições financeiras e bancos.
Ela funciona por meio de pontos. Dessa forma, quanto maior a pontuação de uma pessoa, maior é a sua credibilidade perante o mercado. Isto é, é indicado que ela é uma boa pagadora.
Por conta dos benefícios de ter um score alto para as empresas que oferecem crédito, é fundamental ter uma pontuação no Serasa.
Contudo, nem todas as pessoas sabem como aumentar o score.
Com o objetivo de responder essa questão, fizemos esse artigo. Além de falar sobre as dicas que você deve tomar para aumentar a pontuação, falaremos também sobre outras dúvidas pertinentes, como: quanto tempo leva para aumentar o score; como movimentar o CPF para aumentar o score; que tipo de conta aumenta o score; por que o score não é 1000.
Boa leitura!
Quanto tempo leva para aumentar o score?
Antes de entender quanto tempo leva para atingir uma pontuação mais alta, é importante que você saiba como funcionam os cálculos de pontuação do Serasa.
Essa pontuação leva em consideração os hábitos financeiros do analista. Dessa forma, bons hábitos financeiros são compensados com uma pontuação alta; e maus hábitos financeiros são classificados como baixos.
Bons hábitos financeiros incluem pagar contas em dia e pedir empréstimos com moderação.
Entre os maus hábitos podemos destacar o fato de usar muitos cartões de crédito e cartões de crédito ao mesmo tempo.
Naturalmente Isso afetará negativamente a sua pontuação. É importante observar que a decisão de aprovar ou rejeitar um empréstimo não tem intervenção da Serasa.
Esta decisão permanece com a instituição financeira. A Serasa é consultada exclusivamente para obter informações sobre a análise do comportamento financeiro de seus clientes.
Vale ressaltar que a Serasa não está entusiasmada e não tem interesse em reduzir a nota de um determinado cliente em nome da empresa.
Os critérios que a Serasa leva em conta em seus cálculos são os seguintes:
- Pagamento de dívidas e tempo de uso do crédito;
- Pagamento de crédito;
- Histórico de dívidas;
- Crédito contratado;
- Comportamento de consultas para serviço e crédito.
Cada uma das categorias apresentadas têm um peso distinto que influencia no score.
Com a compreensão de como funciona o score do serasa, é fácil notar que a pontuação não muda de forma instantânea.
Assim, quando você paga uma dívida que deixou seu nome negativado, ela sai do seu CPF em no máximo cinco dias úteis.
Contudo, a pontuação do score do Serasa não altera instantaneamente, pois ela acompanha as movimentações do CPF ao longo do tempo, especialmente as financeiras.
Não existe, portanto, uma data definitiva para as atualizações do Score.
O que acontece é uma tendência de subida conforme ocorrem mudanças positivas no comportamento financeiro.
É importante entender apenas que o score funciona baseado em critérios objetivos e que se tudo for feito de acordo com os bons hábitos financeiros, então, naturalmente, o score subirá com o tempo.
Dessa maneira, é difícil definir com exatidão quanto tempo demora para que o Score aumente, pois essa subida pode ocorrer em qualquer momento — desde que os critérios da alta pontuação do Serasa sejam atendidos.
Como movimentar o CPF para aumentar o score?
É muito importante manter os bons hábitos como consumidor. Ou seja, pagar as contas sempre em dia; atualizar os dados cadastrais no Serasa; manter o nome sempre limpo e abrir o Cadastro positivo.
O Cadastro Positivo, por sua vez, funciona como uma espécie de currículo financeiro.
Dessa maneira, ele analisa o pagamento de contas (água, luz, internet, telefone fixo, etc.), compras com cartão, empréstimos, financiamentos e crediários.
Outra dica importante é criar disciplina para fugir dos maus hábitos.
Assim, é necessário tentar reduzir gastos desnecessários; tentar sempre pagar o valor total das faturas do cartão de crédito, quando pedir crédito, ser claro e objetivo ao fornecer as informações; fazer sempre um orçamento e lista das dívidas; ter sempre uma poupança reservada para as emergências.
Que tipo de conta aumenta o score?
As contas que aumentam o Score são tanto as contas bancárias como as contas simples (água, luz, telefone, internet, entre outras).
Se estas contas forem pagas em dia, a pontuação do CPF sobe. Outra forma é disponibilizar mais informações para o mercado e realizar compras parceladas.
Evidentemente, para que essas contas aumentem o seu Score, é importante que elas sejam pagas em dia.
De nada adianta ter conta de luz, água, telefone, etc., se não há o pagamento no dia certo dessas contas.
Por que meu score não é 1000?
O Serasa Score é uma pontuação de crédito que reflete o comportamento financeiro das pessoas.
Dessa maneira, se a pessoa estiver com as finanças desorganizadas, fatalmente o Score estará baixo, porém, se as finanças estiverem organizadas, a tendência é que o Score fique mais alto.
Dessa maneira, respondendo a pergunta deste tópico: o seu score não é 1000 porque a empresa avaliadora identifica que você não é o cliente modelo.
Mas calma! Score acima de 700 já é considerado de baixo risco de inadimplência. Tente não deixar que o score fique abaixo dessa pontuação.
Podemos dizer que o Score 1000 deve ser o objetivo a ser alcançado, mas não fique para baixo se não conseguir alcançá-lo.
O importante é estar acima de 700 e o mais próximo do 1000 possível.
Score não sobe. O que fazer?
O primeiro ponto que você deve ter é paciência.
Conforme adiantamos anteriormente, a subida do Score não ocorre de um dia para o outro, mas após uma análise das movimentações feitas ao longo do tempo.
O importante é ter bons hábitos financeiros ao longo do tempo, e tomar ações como pagar débitos em atraso.
Uma ação que muitas vezes é necessária é fazer o pagamento de antigos débitos para que a pontuação do Score Serasa cresça.
Essa ação pode ser feita de inúmeras maneiras e é recomenda-se que você faça uma negociação de seus débitos diretamente com a empresa interessada.
A grande maioria das empresas tem pleno interesse em negociar as dívidas, pois assim garantem que elas sejam pagas.
A grande maioria oferece excelentes condições para que a situação seja resolvida, incluindo o parcelamento do pagamento da dívida.
Outras dicas que podemos abordar são simples, mas que ao final fazem toda a diferença: ter um planejamento financeiro adequado e agendar o pagamento de cada conta.
Assim, você não esquecerá de pagar uma conta, que além de prejudicar o seu score serasa, pode prejudicar a sua saúde financeira, inclusive fazendo com que a dívida aumente por conta dos juros.
Sendo assim, se seu score não sobe, é porque você não entendeu como funciona o cálculo do Serasa ou mesmo não está tomando as ações corretas para que a sua pontuação apresente o crescimento.
Ao longo deste artigo, explicamos como funciona o score serasa e o que fazer para aumentá-lo. Faça uso dessas dicas e rume para a pontuação 1000!