vender NFT
vender NFT
Imagem de A M Hasan Nasim por Pixabay

Como criar e vender NFT gratuitamente

Última atualização:

Talvez muita gente ainda não tenha reparado, mas a arte digital está passando por um renascimento.

Em 2021, uma nova tecnologia chamou a atenção do mundo depois que alguns ativos digitais foram vendidos por valores muito altos. Trata-se da tecnologia NFT.

Neste artigo, você descobrirá tudo sobre essa tecnologia e o que você precisa saber para começar a criar e vender sua própria arte no blockchain.

O que é um NFT?

NFT significa Non-Fungible Token (Token-Não Fungível) . Você pode pensar no NFT como um certificado digital de autenticidade.

Na vida real, obras de arte, antiguidades e outros itens históricos são comumente vendidos em leilões e entregues aos seus compradores com um recibo que garante sua genuinidade.

Os NFTs têm o mesmo objetivo desses recibos, mas, neste caso, ele serve para itens digitais.

A tecnologia NFT torna possível que diversos arquivos que conhecemos, tais como GIFs, mp4, jpg, mp3 e praticamente qualquer outro formato de arquivo, se tornem ativos digitais exclusivos.

Essa tecnologia traz um novo conceito de “patrimônio” para arquivos digitais que antes não era possível.

Os NFTs podem ser comprados, vendidos e até deletados da mesma forma que os itens físicos.

Por meio da tecnologia blockchain, os NFTs vêm com um histórico de transações e preços, visível para qualquer pessoa com uma conexão à Internet.

Como funciona a transformação de um arquivo em NFT?

O processo de transformar um arquivo em NFT é conhecido como “minting”, que se refere ao ato de criar um novo token no Blockchain que será anexado para sempre a esse arquivo.

Quando um alguém cria um novo NFT, ele define sua comissão embutida (geralmente 10-30%) que receberá sempre que o trabalho for revendido no futuro.

A tecnologia NFT ainda é muito recente, o que  torna este um ótimo momento para testá-lo, visto que o mercado e a demanda por arte digital continuam a crescer.

Vale a pena vender NFT?

Existem de fato algumas obras de arte NFT vendidas a preços muito altos, o que acaba por atrair muita gente para esse novo mercado.

Vender NFT
O famoso Nyan Cat foi transformado em um NFT e vendido por USD $ 600.000

Como exemplo, podemos citar obras como Beeple’s Everydays-The First 5000 Days vendida por USD $ 69 milhões através da Christie em março de 2021.

Assim como essa, outras obras são vendidas a preços altíssimos, incluindo o Boring Ape # 599 comprado pelo comediante Jimmy Fallon por USD $ 224.000 em novembro.

No entanto, a venda de obras Beeple ou obras de coleções NFT (como Bored Ape Yacht Club e CryptoPunks) ainda é uma rara exceção.

Em muitos casos, mesmo se você conseguir vender uma obra de arte NFT, poderá descobrir que uma grande fatia da venda será subtraída pelos seus custos.

Isso ocorre porque as empresas que criam e mantêm NFTs permitem as vendas, mas realizam a cobrança de taxas pré e pós-as venda NFT.

Então dependendo do seu volume de vendas NFT, pode ser que o negócio não seja lucrativo.

Nesse sentido, você pode construir NFTs em muitas plataformas e blockchains diferentes, cada um com suas vantagens e desvantagens.

Neste artigo, vamos nos concentrar apenas na plataforma OpenSea e na blockchain Polygon (MATIC).

O motivo de escolhermos essas plataformas é que você não paga taxas para criar NFT como ocorreria, por exemplo, se você criar um NFT no blockchain Ethereum, onde você teria que pagar taxa gas.

Se você precisar pagar uma taxa gas (o preço exigido para uma transação no blockchain) ao criar um NFT, você precisará vender o NFT a um preço mais alto para obter lucro, porque você precisa pagar pelo menos a taxa de gas que você pagou.

Como criar e vender NFTs

1. Conecte uma carteira ETH ao OpenSea

Primeiro, você precisa conectar uma carteira Ethereum ao OpenSea. Sua carteira pode estar zerada, você não precisa ter nenhuma criptomoeda nela.

Se você não tem uma carteira, sugerimos você criar a sua na Coinbase.

2. Crie uma coleção OpenSea

Os NFTs no OpeanSea são criados dentro de uma coleção, portanto, você deve primeiro criar uma coleção.

Para fazer isso, clique no ícone do seu perfil no canto superior direito, vá para Minhas coleções e, em seguida, clique em Criar .

3. Configure a coleção OpenSea

Configure sua primeira coleção OpenSea. Você pode definir imagens (incluindo logotipos, destaques e banners), agora escolha um nome para sua coleção, personalize o URL da coleção e adicione uma descrição de sua escolha.

Você também pode definir a porcentagem de royalties.

Esta é a comissão que você recebe do NFT toda vez que ele for vendido e mudar de proprietário no futuro.

Se você vender a NFT por X dólares, inicialmente ganhará X dólares, mas se o comprador revender a NFT a outros, você ganhará dinheiro novamente ganhando uma certa porcentagem das novas vendas.

4. Escolha o Blockchain correto

Em seguida, selecione o blockchain para sua coleção. Ficam como sugestões o blockchain Ethereum e o blockchain Polygon.

Se não quiser pagat taxas de transações zero, escolha a opção Polígono.

Por fim, clique em Criar. Você precisará confirmar as ações realizadas com sua carteira Ethereum ao configurar a coleção.

5. Comece Minting NFTs

Após configurar a sua coleção, já poderá começar a criar NFTs. Basta entrar na sua coleção e depois em adicionar um item.

Agora você pode fazer upload de um arquivo (imagem, música, qualquer coisa) e cunhá-la como um NFT.

Você também pode escolher o número de cópias a serem cunhadas. Se você tiver estatísticas ou conteúdo desbloqueáveis obtido quando você compra um NFT, você também pode especificar esse conteúdo nesta página.

Depois que seu NFT for criado, você pode clicar em sua página e, em seguida, clicar em vender para definir o preço. Ao usar o OpenSea, o preço deve ser de pelo menos $ 2. Você também pode escolher quantas cópias do NFT deseja vender (se houver várias cópias).

Agora, outra advertência: lançar NFT é muito mais fácil do que realmente vender NFT. Você precisa ter fãs ou maneiras diferentes de atrair a atenção das pessoas.

Por que é tão caro criar NFTs?

Transformar um simples arquivo em um NFT resultará em uma nova moeda digital única a ser cunhada no blockchain.

A criação dessa moeda demanda uma tarefa computacional bastante complexa, demandando toda uma rede de computadores.

O uso da rede Ethereum como seu token NFT será acompanhado por uma “taxa de combustível”(taxa gas) para calcular a energia e o esforço.

Essa taxa flutua todos os dias e, em alguns casos, seu custo excederá o preço de venda de seu próprio trabalho.

Essas taxas são um dos principais impedimentos para uma adoção mais ampla da tecnologia NFT.

Descubra o que é NFT e como ele funciona Imprimir dinheiro: por que não resolve? As 10 criptomoedas mais promissoras depois do Bitcoin