Se você presta serviço a distância para pessoas/companhias localizadas fora do Brasil ou recebe ajuda de custo de algum parente que mora no exterior, por exemplo, ter uma conta corrente em dólar no Brasil é extremamente importante.
Na verdade, é imprescindível.
Se quer abrir uma conta corrente regular em um banco, basta alguns cliques para conseguir isso. Sem burocracias estressantes. Sem demoras desanimadores. Sem linguagem complicada.
No entanto, quando se trata de abrir uma conta corrente em dólar no Brasil, é comum haver uma enxurrada de dúvidas fervilhando na cabeça.
Portanto, se deseja abrir uma conta corrente em dólar no Brasil, mas não sabe por onde começar nem quais erros deve evitar, continue lendo.
Este artigo vai acabar com suas dúvidas, até mesmo as que você não achava que tinha.
O que é conta corrente em dólar?
A conta corrente em dólar é bastante semelhante à conta corrente regular que você já deve usar. Ela é basicamente o que a expressão já revela: é uma conta corrente, só que na moeda dólar, não na moeda real.
Simplificando ainda mais: a moeda movimentada nessa conta não é real; é dólar.
Você escolhe o quanto quer enviar para sua conta corrente em dólar. Para isso, precisará enviar o valor que deseja usar da sua conta corrente em real para a sua conta corrente em dólar.
No que diz respeito à conversão do real em dólar, esse processo acontece direto no aplicativo do banco assim que você envia o dinheiro. É instantâneo. Já sobre o que você pode fazer com uma conta corrente em dólar no Brasil? Transferências, pagamentos, ter um cartão de crédito/débito e até fazer investimentos.
Uma observação importante sobre a conta corrente em dólar no Brasil é que ela não lida com o dólar turismo. Ela lida com o dólar comercial, uma versão do dólar que possui um custo mais baixo.
5 vantagens de uma conta corrente em dólar no Brasil
Ter uma conta corrente em dólar tem muitas vantagens, e conhecê-las pode ser útil para você decidir se deve ou não abrir a sua. Sendo assim, confira a seguir as principais vantagens:
- Usar o cartão de débito no exterior sem sofrer com as taxas de IOF, que são cobradas quando você usa um cartão de crédito internacional.
- Fazer compras internacionais sem precisar lidar com os “benditos” impostos envolvidos no processo.
- Por lidar com o dólar comercial, ao invés de o dólar turismo, tem um câmbio mais baixo.
- Possibilidade tanto de enviar quanto de receber dinheiro de outras contas americanas de forma gratuita ou, no máximo, com taxas menores.
- Fazer saques em caixa eletrônicos no exterior.
Além disso, ter uma conta corrente em dólar no Brasil pode ser uma forma de investimento, só que isso dependerá da sua estratégia. Como sabemos, o dólar, como é de costume, vale mais que o real. Então, ter uma reserva assim pode ser ótimo em questões de valorização monetária.
4 maneiras de como ter uma conta corrente em dólar no Brasil
Para ter uma conta corrente em dólar no Brasil, você não precisa entrar em contato com entidades financeiras internacionais.
E ainda bem que não!
Certas instituições e fintechs já possibilitam que os brasileiros consigam criar uma conta corrente em dólar no Brasil. Tudo que eles precisarão fazer será, por meio de seus celulares, criar a conta sem burocracias irritantes e, dessa forma, realizar diversos serviços e aproveitar os benefícios do dólar.
A seguir, 4 formas de criar uma conta corrente em dólar no Brasil.
1 – Wise.
A Wise permite que você crie uma conta em dólar no Brasil de forma gratuita e descomplicada. Você precisará acessar o site ou o app da Wise. Durante o processo de criação de conta, você deverá informar seu endereço para que receba o cartão sem complicações.
Um dos únicos custos que você terá (e do qual não pode fugir) diz respeito às taxas relacionadas à conversão do real em dólar.
2 – Banco Inter.
No Banco Inter, para que você consiga solicitar a abertura de uma conta corrente em dólar no Brasil, primeiramente precisa ser cliente do banco.
Ao criá-la, você tem uma conta internacional:
- gratuita;
- sem custo de manutenção;
- que permite saques gratuitos de até 500 dólares por dia (ah, e para fazer esses saques, você terá à disposição mais de 55 mil caixas eletrônicos nos Estados Unidos);
- e transferências gratuitas para outras contas americanas.
3 – Banco do Brasil.
Uma outra possibilidade de criação de conta corrente em dólar no Brasil é através do Banco do Brasil.
Ele permite que você crie a Conta Easy, por meio da qual consegue fazer transferências de uma conta corrente em dólar de pessoa física no Banco do Brasil para a conta digital do Banco do Brasil Americas.
Ao abrir a Conta Easy, você recebe um cartão de débito Visa, com o qual pode comprar em mais de 44 milhões de estabelecimentos e marketplaces internacionais. Por dia, o limite de gastos é de 1.500 dólares.
Assim como acontece com o Banco Inter, o Banco do Brasil permite que você faça saques sem pagar nada no valor de 500 dólares por dia.
4 – Nomad Global.
Diferente das alternativas anteriores para se criar uma conta corrente em dólar no Brasil, a Nomad Global não é um banco brasileiro. É um banco dos Estados Unidos.
Isso, no entanto, não importa, afinal, é um banco feito para atender brasileiros e, como a própria instituição garante, possui um atendimento tão bom que é como se você estivesse utilizando uma conta brasileira tradicional.
Você pode se registrar pelo aplicativo da Nomad Global, onde deverá informar seus dados e uma foto do seu passaporte. E mais: você não precisa pagar pela manutenção mensal da conta e muito menos para abri-la.
Escolha a conta corrente em dólar no Brasil que melhor atender suas necessidades
Você viu algumas das alternativas, agora só precisa conferir qual delas será a melhor para você.
Afinal, além de indispensáveis para determinados casos, ter uma conta corrente em dólar no Brasil também conta com algumas vantagens.
Então aproveite!
Você também pode se interessar por: