Você quer saber quanto e como economizar para a sua aposentadoria? Nesse artigo, você vai aprender como se planejar e quais os tipos de investimentos fazer. Confira.
Mesmo que você ame seu emprego, chegará o dia em que você trabalhará uma última vez. Quando chegar esse momento, você vai querer ter um ótimo plano financeiro para sua aposentadoria.
Nesse sentido, em seus anos de trabalho, seu principal objetivo financeiro será economizar para a sua aposentadoria. As economias devem ser suficientes para manter seu padrão de vida sem um salário fixo quando aposentar.
No entanto, economizar o máximo possível para a sua aposentadoria é apenas o começo. Você também precisará calcular impostos, determinar quais investimentos pode fazer com que seu dinheiro cresça, calcular outras fontes de renda e planejar despesas de aposentadoria.
Contas de aposentadoria
Economizar dinheiro para aposentadoria deve estar em sua lista de prioridades. Nesse sentido, a maioria dos especialistas financeiros concorda se deve economizar, pelo menos, 10% da receita a cada ano. No entanto, isso não se limita apenas a quanto guardar, mas também onde guardar.
Investindo suas economias
Economizar muito dinheiro em uma conta não banco não é todo o planejamento. Para garantir que o dinheiro multiplique, você deve investi-lo. Para isso, a melhor estratégia é você manter parte do dinheiro em uma conta de pagamentos (por exemplo uma que ofereça rendimentos com base no CDI e de liquidez diária) e usá-lo para cobrir despesas e emergências.
No entanto, não guarde a maior parte do dinheiro em uma poupança. Isso porque, ao longo do tempo, os rendimentos não conseguirão competir com a inflação.
Assim sendo, é importante alocar parte do dinheiro em diversas formas de investimentos. Dessa forma, você conseguirá multiplicar o dinheiro que economizar para aposentadoria de acordo com o as variações da economia.
Então, onde investir o dinheiro que economizar para aposentadoria?
Existe uma regra prática muito aceita. Ela é aquela em que sua carteira deve consistir em 100 menos sua idade em ações e o restante em fundos mútuos e títulos.
Para ilustrar, suponhamos que você tenha 26 anos. Então, 26 deve ser o número de ações em que seu dinheiro deve ser alocado. Já o restante, 78, deve ser distribuídos em aplicações de renda fixa.
A regra é que, quanto mais você envelhece, mais você deve transferir o dinheiro que economizar para aposentadoria para fundos e títulos.
No entanto, alguns investidores acreditam que este método está obsoleto. Para eles, o método deve ser substituído por 110 menos a sua idade, ou números mais altos para aqueles com maior tolerância ao risco (quanto maior o número, maior o risco).
Contudo, isso depende da sua disposição a riscos, objetivos e estratégia de investimento.
Observação: Pode ser melhor para alguns investidores encontrar investimentos que possam ser rentáveis a longo prazo. O mercado sempre cairá e aumentará novamente, portanto, os investimentos de longo prazo não devem ser descontados. Na verdade, eles podem ser uma boa escolha para fins de aposentadoria.
Leia também:
Investindo em aposentadoria quando jovem
Além dos rendimentos, uma boa opção é uma carteira de ações quando você é jovem. Isso permite compensar quaisquer perdas que possa sofrer no mercado.
À medida que você envelhece, deve alocar mais de suas economias para investimentos mais seguros. Esses investimentos podem ser como títulos do tesouro ou investimento em ouro. Assim, correrá menos risco de perder muito dinheiro no mercado antes da aposentadoria.
Você pode querer investir parte de seu dinheiro que economizar para aposentadoria em investimentos na bolsa. Existem diversos fundos de investimentos que seguem índices. Embora alguns desses fundos sejam administrados para “vencer o mercado”, outros adotam uma atitude passiva.
Suas receitas e despesas de aposentadoria
Um bom plano de economizar para aposentadoria considerará essas várias fontes de renda. Antes de se decidir, considere como eles atenderão às suas necessidades de renda. Como suas despesas podem ser muito diferentes do que você gasta durante seu trabalho, é importante compreender as duas coisas.
Quando você se aposentar, poderá pagar a casa e outros, o que reduz bastante as despesas com moradia. No entanto, conforme você envelhece, seus gastos com despesas médicas podem aumentar. Seu plano de aposentadoria deve prever as mudanças nas despesas em que você incorrerá na aposentadoria e garantir que suas várias fontes de renda possam pagar essas despesas.
Princípios ao economizar para a aposentadoria
Finalmente, veja alguns princípios que você pode seguir para o seu plano de aposentadoria.
- Economize o máximo de dinheiro possível.
- Coloque seu dinheiro em contas de aposentadoria com vantagens fiscais.
- Invista seu dinheiro nos mercados, ajustando sua alocação de ativos à medida que envelhece.
- Considere suas despesas de aposentadoria e necessidades de renda.
- Use suas economias e outras fontes de renda para atender a essas necessidades.