economia digital o que é
economia digital o que é

O que é economia digital? Aprenda tudo agora!

Quer saber o que é economia digital? Então confira nesse artigo tudo sobre esse tema e como ele está impactando o mundo.

Visão geral sobre a economia digital

O mundo como o conhecemos está em constante mudança e a transformação digital é uma das forças motrizes mais básicas. Em essência, a transformação digital nada tem a ver com o “unicórnio” da Internet. Trata-se de usar a tecnologia mais recente para fazer o que você já fez, mas faça melhor.

Além disso, a economia global também está passando por uma transformação digital, e isso está acontecendo em um ritmo alarmante.

Leia também:

Economia digital

Então, o que é economia digital? Os bilhões de conexões online diárias entre pessoas, empresas, dispositivos, dados e processos são o resultado da atividade econômica.

A espinha dorsal da economia digital é a hiperconectividade, o que significa que a Internet, a tecnologia móvel e a Internet das Coisas, levaram ao aumento da interconectividade entre pessoas, organizações e máquinas.

Nesse sentido, a economia digital está ganhando corpo e destrói as ideias tradicionais sobre a estrutura empresarial. Ou seja, ela diz sobre como as empresas interagem e como os consumidores, obtêm serviços, informações e bens.

O uso ativo dos dados está mudando os modelos de negócios, fornecendo novos produtos e serviços, criando novos processos, gerando mais utilidade e abrindo uma nova cultura de gestão.

O Uber, a maior empresa de táxis do mundo, não possui veículos. O Facebook, o proprietário de mídia mais popular do mundo, não criou nenhum conteúdo. O varejista mais valioso, Alibaba, não tem estoque, e o Airbnb, o maior provedor de serviços de hospedagem do mundo, não tem imóveis.

Nesse sentido, o que leva essas empresas a repensar a proposta de valor das fronteiras tradicionais e de seus setores? Como essas jovens empresas ensinam como liderar a transformação digital da indústria? Como você vai se adaptar à liquidez emergente nas funções tradicionais?

Sendo assim, existem quatro áreas básicas de transformação digital, que são a chave para o sucesso dos negócios na economia digital.

Futuro do trabalho na economia digital

As pessoas costumam trabalhar em escritórios, residências ou cafés locais diferentes. Apesar das mudanças no local de trabalho, todos nós queremos o mesmo nível de conectividade no escritório físico.

O surgimento desta empresa global flexível requer que as organizações gerenciem um ecossistema de talentos dinâmico e permite que a próxima geração de processos de negócios digitais que são distribuídos em vários locais e fusos horários sejam eficazes.

Experiência do Cliente

Na economia digital, todos os clientes (B2B e B2C) desejam interagir com a empresa da maneira mais conveniente, a qualquer hora e em qualquer lugar. Além disso, os clientes desejam interagir com a marca por meio de experiências contínuas, omni-channel, diretas, contextuais e personalizadas.

Rede de Abastecimento Digital

Embora se preveja que a classe média global triplicará até 2030, a pressão sobre os principais recursos empresariais está aumentando, e a taxa de crescimento dessas empresas é de 1,5 vez.

A resposta a essa incompatibilidade é como as empresas podem compartilhar dados com segurança em tempo real para permitir que a próxima geração de aplicativos de negócios floresça.

A digitalização de tudo está criando uma nova rede digital inteligente, mudando fundamentalmente a forma de gestão, otimização, compartilhamento e implantação de negócios.

Internet das coisas

Como o preço dos sensores continua caindo, estamos no limiar de uma era em que pessoas, empresas, dispositivos e processos podem ser conectados uns aos outros. Isto é, a fusão do mundo físico e do mundo digital traz todos os ativos para o reino digital conduzido por software.

Quando uma organização pode saber seu inventário de ativos físicos e digitais a qualquer momento, ela pode operar com precisão sem precedentes, abrindo caminho para a empresa enxuta definitiva. Portanto, essa não será uma diferença agradável, mas uma prioridade para qualquer empresa digital nos próximos dois anos.