Uma boa alternativa para quem deseja começar a investir é comprar ações que pagam dividendos todo mês.
Além de ganhar dinheiro com a valorização dos ativos, essa ação permite que seja obtida uma renda mensal pelo proprietário das ações.
Ele pode utilizar os ganhos como renda, ou mesmo para reinvestir (comprar mais ações ou diversificar o investimento).
Para esclarecer esta questão, fizemos esse artigo especialmente para você!
Aqui abordaremos os principais tópicos, tais como identificar as ações que pagam dividendo todo mês, quantas vezes por ano a Petrobras paga dividendos, como é realizando o pagamento dos dividendos das ações e qual a frequência de pagamento.
Boa leitura!
Quais ações pagam dividendos todo mês?
Antes de falar sobre as ações que pagam dividendo todo mês, é importante destacar que nem todas as ações dão direito a dividendo.
Dessa forma, faz-se necessário falar sobre os diferentes tipos de ações e explanar de forma breve sobre as suas vantagens e desvantagens.
Em primeiro lugar, ações são pequenas parte de uma empresa. Se você tem 0,1% das ações de uma empresa, isso quer dizer que você é o dono de 0,1% dela.
Com uma porcentagem baixa, evidentemente você não ter grandes poderes ou responsabilidades, mas pode ganhar com a valorização da ação do mercado ou com os dividendos.
Em geral, temos ações ordinárias e preferenciais.
Ações ordinárias são aquelas que garantem direito à foto e à participação nas decisões da empresa. Assim, quanto maior o número de ações, maior o peso do acionista nas decisões e rumos do negócio.
Ações preferenciais dão o direito ao acionista a receber dividendos, que nada mais é que a distribuição dos lucros da empresa.
Além dos dividendos, o acionista preferencial recebe outras compensações, como os juros sobre capital próprio — antes de quem é dono de ações ordinárias.
Vale destacar que desde 1990, todas as ações devem ser nominativas. Ou seja, devem estar atrelados a uma pessoa física (CPF).
Abaixo, vamos falar sobre as 6 principais empresas que pagam dividendo todo mês. São elas:
- 1 Itaú;
- 2 Bradesco;
- 3 Banestes;
- 4 NCH EQI High Yield Recebíveis Imobiliários (EQIN11);
- 5 Banco do Brasil (regularmente);
- 6 Gerdau (Regularmente).
1 -Itaú (ITUB4).
A primeira ação que citaremos será o Itaú (ITUB4), uma das maiores empresas e bancos da américa latina.
Além de gerar dividendos mensal, essa ação é uma das que mais se valorizou ao longo do último ano (cerca de 20%). Dessa maneira, há confiança nos rumos que a empresa tem tomado.
2 – Bradesco (BBDC4).
O Bradesco (BBDC4) deposita os dividendos nos primeiros dias úteis do mês, sempre levando em consideração o mês anterior ao exercício.
Mas vale a pena comprar a ação? Sim, vale a pena. Não à toa, diversas carteiras possuem essa ação.
3 – Banestes (BEES3).
O Banestes (BEES3) é outra opção que oferece dividendos mensais aos seus acionistas. Além disso, tem apresentado alta valorização ao longo dos últimos meses e neste ano de 2022 já acumula uma alta de mais de 8%.
Ou seja, além dos dividendos, você lucrar com a especulação desses ativos.
4 – Fundo imobiliário EQUIN11.
A quarta opção de ativo que apresenta rendimento mensal é o EQUIN11. Este fundo é resultado da fusão da NCH Capital com a EQI Investimentos.
A remuneração é expressiva e os dividendos são pagos de forma mensal, uma semana após o quinto dia útil — ao longo da segunda semana do mês.
O fundo é gerido por James Gulbrandsen e essa tem se mostrado uma das melhores opções de rendimento mensal na atualidade.
5 – Banco do Brasil (BBAS3).
O Banco do Brasil é outra empresa que possui ações que pagam dividendos regularmente (quase todo mês). Eles são divididos entre dividendos, JCP e JCP Complementar.
De todo mundo, o calendário anual está todo ocupado, com exceção dos meses de janeiro, abril, julho e outubro.
Além de pagar dividendos regularmente, um ponto forte dessa empresa é sua tradição, estabilidade, e projeção de crescimento futuro.
Assim, o investidor além de ganhar com os dividendos, ganha com a especulação.
6 – Gerdau (GGBR4).
Por fim, outra empresa que paga dividendos de forma regular é a Gerdau.
Essa empresa produtora de aço se destaca pela tradição e estabilidade, além de ser uma das que mais tem apresentado valorização ao longo dos últimos anos.
Quais ações pagam dividendos mensais 2022?
As principais empresas que realizam o pagamento de dividendos todo o mês são Itaú, Bradesco, Baneste e NCH EQI High Yield Recebíveis Imobiliários, conforme adiantamos anteriormente.
Contudo, existem outras que pagam de forma regular, e outras que pagam de forma trimestral.
Vale destacar que o intervalo de tempo do pagamento é informado de forma prévia e em comum acordo entre os acionistas.
A variação do pagamento entre mensal, trimestral ou qualquer outro período escolhido respeita as diretrizes da empresa e o melhor momento para distribuição dos lucros.
Quantas vezes por ano a Petrobras paga dividendos?
A Petrobras é uma das empresas mais importantes não apenas do Brasil, mas de todo o hemisfério Sul.
Foi criada no governo Getúlio Vargas com a finalidade de explorar e monopolizar a produção do petróleo em território nacional, uma vez que esse recurso é entendido por muitos especialistas como estratégico para o desenvolvimento do país.
Atualmente, a Petrobras é uma empresa de economia mista — Isto é, apresenta capital aberto.
O maior acionista da Petrobras é o governo brasileiro. Apesar de escândalos recentes, a empresa tem se mostrado resiliente e uma das melhores alternativas para quem deseja receber dividendos.
Segundo a lei das SA, os proventos sobre os lucros devem ser pagos ao menos uma vez por ano. A escolha da Petrobras, atualmente, é de realizar esse pagamento a cada trimestre.
Como é pago os dividendos das ações?
Ao contrário do que possa parecer aos iniciantes, o pagamento de dividendos não é feito de uma única forma; existem várias maneiras para fazê-lo.
Ele pode ser realizado por meio de dinheiro, especiais ou Juros Sobre o Capital Próprio (JCP).
Os proventos dos acionistas podem ser feitos em dinheiro, especiais ou Juros Sobre o Capital Próprio (JCP).
Após a definição pelas empresas, os dividendos são creditados diretamente na sua conta na corretora.
Ressalte-se que o intermédio de uma corretora é fundamental para que o processo seja concluído com sucesso.
Qual a frequência de pagamento de dividendos?
A frequência de pagamento de dividendos varia de acordo com a empresa que você investe.
Legalmente, a empresa é obrigada a fazer a divisão dos lucros entre os acionistas uma vez por ano, mas em geral, a divisão costuma ser semestral, trimestral ou mensal.
Sabendo disso, pode surgir outra dúvida: existe periodicidade melhor que outra?
Em geral, por estamos acostumados a receber e pagar de forma mensal (aluguéis, salários, etc.), temos a impressão de que o pagamento mensal é mais vantajoso.
Mas o importante é avaliar o valor a ser recebido ao final de um mesmo período de avaliação (1 ano, por exemplo).
A recomendação é mesclar empresas que pagam dividendos, tendo assim rendimentos garantidos ao longo de todo o ano.
Misturar, portanto, empresas que pagam dividendos de forma mensal, trimestral, semestral, etc.
O mais importante é escolher empresas seguras e que apresentam estabilidade e valorização ao longo do tempo, pois assim é possível lucrar também com a especulação.
Sendo assim, ações que pagam dividendo todo mês são essenciais para investidores que desejam aumentar seus rendimentos no curto ou médio prazo.
O dinheiro dos dividendos podem ser usados de diferentes maneiras, incluindo reinvestir em novas ações.