comprar ou alugar imóvel qual é o melhor
comprar ou alugar imóvel qual é o melhor

Comprar vs. alugar imóvel: qual é o melhor?

Uma dúvida muito recorrente é entre comprar um imóvel ou alugar. Isto é, qual a melhor opção, que apresenta o melhor custo-benefício.

Tendo em vista que essa dúvida é muito comum entre pessoas que almejam investir, preparamos este artigo para abordar essa questão, desmistificando alguns pontos e esclarecendo os principais pontos.

Acompanhe!

O que vale mais a pena comprar: ou alugar um imóvel?

Assim como quase toda pergunta que está relacionada a bens e investimentos, essa pergunta não tem uma única resposta.

Ela depende de alguns fatores, que devem ser analisados e refletidos por quem realiza a ação.

Nos últimos anos, tem crescido o número de gurus do investimento que atestam com firmeza que comprar um imóvel é bobagem, pois o dinheiro economizado com o aluguel poderia ser usado para investimentos.

Contudo, ao fazer essa afirmação, algumas questões são ignoradas, especialmente culturais.

A questão da casa própria é muito relevante no Brasil, que apresenta, ao longo de sua história, uma economia muito instável.

A casa própria representa para grande parte das famílias brasileiras um porto seguro em meio às incertezas da vida.

Além disso, uma casa própria é importante para famílias, especialmente aquelas com filhos pequenos.

As crianças não lidam com mudanças de forma tão natural quanto os adultos, e a incerteza de morar de aluguel — ainda que dinheiro não seja problema — pode afetar a criança de muitas maneiras.

Outro ponto importante a ser considerado é a questão dos pets. Alguns imóveis não são adequados ou mesmo proíbem a criação de animais de estimação.

Então sim, em alguns casos, comprar um imóvel é a melhor alternativa, especialmente para quem deseja fixar raízes em um determinado bairro, seja por casamento, seja por qualquer outra decisão.

Acima de tudo, essa deve ser uma decisão racional e pensada, não tomada no calor do momento. Fazendo isso, a probabilidade de a escolha ser de acordo com as suas necessidades é maior.

Quando vale a pena morar de aluguel?

Vale a pena morar de aluguel quando as condições financeiras e particulares são favoráveis a esse modelo de moradia.

Existem inúmeros exemplos que poderíamos citar, como a vida de um jovem estudante. Em geral, a sua vida ainda está no começo e ele não tem muitas certezas sobre o futuro.

Dessa forma, adquirir um imóvel nessa situação provavelmente se tornará um erro.

O mercado é muito dinâmico nos dias atuais e podem surgir propostas em diferentes regiões da cidade. Além disso, podem surgir propostas em outras cidades.

É verdade que o imóvel pode ser vendido ou mesmo ser colocado para alugar, mas essa ação existe certa maturidade e reflexão.

Assim, podemos destacar que mesmo um jovem estudante pode optar por comprar um imóvel, o importante é que ele faça escolha de forma racional e avaliando todo o cenário.

Outro perfil que costuma valer a pena morar de aluguel são os nômades digitais, uma modalidade de profissional que tem crescido bastante ao longo das últimas décadas.

Estes profissionais podem ser economistas, redatores, designers, publicitários, jornalistas e escritores e trabalham com freelancers na internet.

O estilo de vida e o trabalho permite que o aluguel não seja apenas recomendado, mas a modalidade adequada para morar em um imóvel.

Ao longo do artigo, falamos majoritariamente sobre imóveis residenciais, mas a dúvida também persiste sobre imóveis comerciais.

Nesse caso, na grande maioria das vezes, alugar o imóvel compensa mais, pois as incertezas são ainda maiores.

Em geral, apenas grandes empresas são proprietárias dos imóveis que as empresas ocupam.

Como decidir entre comprar ou alugar um imóvel?

A decisão deve ser feita colocando os prós e contra da balança, mas, principalmente, avaliando aquilo que você deseja para a sua vida.

Quando tiver certeza de que deseja continuar morando em um bairro ou em uma cidade, opte por comprar um imóvel. Quando a sua vida estiver incerta, talvez o melhor seja alugar um imóvel.

Além desses aspectos pessoais, é importante também levar em consideração aspectos financeiros.

Você pode considerar adquirir um financiamento para comprar seu primeiro imóvel.

Neste caso, antes, é aconselhável que você use uma calculadora de financiamento para tomar sua decisão.

Especialistas recomendam que você não gaste mais do que 30% dos rendimentos com parcelas de financiamento.

Dessa maneira, alugar um imóvel talvez seja a melhor alternativa.

Outra questão que deve ser analisada são os preços dos aluguéis no local em que você mora. Quanto mais atrativos eles forem, evite fazer a opção pela compra.

Enfim, a escolha é muito particular e deve avaliar tanto fatores pessoais quanto aspectos financeiros.

O que vale mais a pena: alugar ou financiar um apartamento?

Financiar é o ato de pegar dinheiro emprestado junto a alguma instituição financeira e retornar esse dinheiro em prazo pré-definido com pagamento de parcelas, sendo acrescido uma porcentagem de juros pré-definidos.

Em geral, o comprador do imóvel paga uma porcentagem de entrada e financia o restante.

O valor da entrada em relação ao valor total do imóvel influencia a quantidade de parcelas, assim como a porcentagem dos juros.

Especialistas indicam que dar 30% do valor do imóvel em entrada é o ideal, mas essa quantidade pode ser maior ou menor, dependendo de diversos fatores.

O imóvel fica ligado ao comprador, mas não há a possibilidade de este ser negociado até que o empréstimo junto ao banco seja quitado.

Isso acontece, pois, o imóvel é utilizado como garantia para pagamento do empréstimo. Ou seja, se as parcelas não forem pagas, o imóvel será utilizado como garantia.

Essa é uma escolha que deve ser feita com confiança, pois há muitos problemas quando se faz um empréstimo e não o paga.

Há também outras opções, como adquirir seu imóvel por meio de um consórcio.

Na dúvida entre um financiamento ou consórcio, avalie qual das opções atendem melhor sua necessidade a médio/longo prazo.

Em muitos casos, alugar o imóvel é mais vantajoso, pois o valor do financiamento acaba superando o valor do aluguel — que, em muitos casos, só será do proprietário após 20 ou 30 anos.

Caso o investidor tenha um grande capital para investir, a compra do imóvel pode valer mais a pena.

Como saber se devo comprar um imóvel?

Comprar imóvel não é uma ação tão simples quanto comprar um tênis, por exemplo. Em geral, o recurso gasto para comprar um imóvel é bastante alto e, em caso de financiamentos, a quitação do mesmo pode demorar anos.

Devido a isso, é necessário valorizar o investimento, fazendo análises para que seja escolhido um bom imóvel, com boa infraestrutura, por um preço de mercado e que esteja de acordo com o seu perfil.

Entretanto, muitos clientes e investidores têm dificuldade sobre o que levar em consideração durante a análise do imóvel, o que é extremamente perigoso, pois esta é etapa mais importante para que seja efetuado um bom negócio para você e sua família, especialmente se você tiver filhos.

Isso porque a casa é um elemento de extrema importância para as crianças. Afinal, todos nós lembramos da nossa primeira casa.

Para que essas lembranças sejam positivas, é necessário que a casa seja agradável e confortável, o que reforça a análise do imóvel antes que seja efetivada a compra.

Já que você já compreende como a escolha do imóvel é importante para que seja feito um bom negócio, é importante levar alguns aspectos em consideração para escolher um imóvel: analisar prós e contras da localização, conferir as opções de lazer do condomínio, verificar as condições de segurança, a averiguar os materiais de acabamento utilizados e observar as tecnologias utilizadas.

Assim sendo, não existe resposta certa entre comprar um imóvel ou alugar um imóvel, mas uma escolha coerente para cada contexto.

Portanto, reflita bastante sobre as opções, sua situação financeira, converse com a sua família, visite os imóveis na sua região e assim tomará a melhor decisão dentro da sua realidade!