Melhor bolsa de valores para investir
Melhor bolsa de valores para investir

Melhor bolsa de valores para investir no exterior

Está em busca de novos investimentos? Neste artigo, descubra qual é a melhor bolsa de valores para investir. Saiba quais são suas principais vantagens e desvantagens. Confira.

A economia digital abriu portas para novas possibilidades de investimentos. Atualmente, graças a ela (tecnologia), já é possível investir em mercados no exterior.

Como se sabe, a bolsa de valores é o principal instrumento gerador de riqueza de qualquer país. Existem inúmeros mercados, o que significa múltiplas possibilidades de investimentos.

Sendo assim, diante de tantas opções, descobrir qual é a melhor bolsa de valores para investir pode ajudá-lo a encontrar novos investimentos sólidos e promissores.

A seguir, descubra qual é a melhor bolsa de valores para investir e quais são as outras alternativas. Confira.

Melhor bolsa de valores para investir: mercados emergentes

Para saber qual é a melhor bolsa de valores para investir, é necessário considerar o contexto que o mercado global se encontra atualmente.

No momento, ao se pensar em investimentos promissores, existem diversos mercados em destaque no mundo, sobretudo os mercados emergentes.

Os mercados emergentes são compostos por países com algumas, mas não todas, as características de um mercado desenvolvido, isto inclui mercados que podem se tornar mercados desenvolvidos no futuro ou foram no passado.

Então considerando o balanço de riscos vs. ganhos, os mercados emergentes são uma ótima opção nesse sentido, dado que são mercados em expansão.

O investidor que obtiver sucesso nesses mercados, pode experimentar ganhos realmente atraentes. Porém, o inverso também pode ocorrer, isto é, se errar o seu investimento, pode perder muito dinheiro.

Nesse sentido, a China é um bom exemplo de economia de mercado emergente. No entanto, quando a maioria das pessoas percebeu o crescimento da economia chinesa, ela já estava a caminho de se tornar uma potência econômica.

Ao considerar investir em mercados emergentes, investidores e economistas procuram países onde haja muito pouca agitação política ou social e crescimento econômico consistente.

Por tudo falado até aqui, entre as economias emergentes, as melhores bolsas de valores para investir são:

  • Bolsa de valores de Xangai (SSE), China.
  • Bolsa de valores de Bombaim (BSE)/Bolsa de Valores Nacional (NSE) , Índia.

As economias da China e Índia a muito tempo revelaram possuir mercados muito promissores. Diversos investidores que desejam um pouco mais de exposição ao risco em troca de lucros maiores fazem investimentos nesses mercados.

A China tem o segundo maior PIB nominal do mundo em dólares correntes. Com um crescimento anual que supera consistentemente o dos Estados Unidos, a China pode estar a caminho de se tornar a maior economia do mundo em PIB nominal nos próximos anos.

Já a Índia é a sexta maior economia do mundo, com um PIB de US $2,66 trilhões em 2020. A economia da Índia é uma mistura de agricultura tradicional e artesanato, bem como da indústria moderna em expansão e da agricultura mecanizada.

A Índia é um grande exportador de serviços de tecnologia e terceirização de negócios, e o setor de serviços é responsável por grande parte de sua produção econômica.

Se você está em busca de algo nesse sentido, considere esses mercados na hora de investir.

Se você é residente no Brasil e deseja realizar investimentos nessas economias, existem algumas opções para esses investimentos, sendo elas:

  • ETF (Exchange Traded Funds).
  • BDRs (Brazilian Depositary Receipts).
  • ADRs (American Depositary Receipts).

Não é possível operar diretamente na bolsa de valores da China e Índia, mas por meio das alternativas acima, é possível expor seus investimentos nesses mercados. 

Qual é a melhor bolsa de valores para investir?

Existem vários elementos a considerar no momento de pensar em qual é a melhor bolsa de valores para investir, sendo eles:

  • Empresas listadas.
  • Mercado de capitalização.
  • Cenário político, social e econômico do país.

Obviamente que a análise não se limita a esses elementos, mas com certeza eles são os mais relevantes para chegar à classificação mais adequada.

Nesse sentido, considerando todos esses elementos, a bolsa de valores dos Estados Unidos da América (EUA) é a melhor bolsa de valores para investir.

Levando em conta o PIB nominal, a economia dos EUA é a maior economia do mundo. O maior contribuinte para este PIB é o setor de serviços da economia, que inclui finanças, imóveis, seguros, serviços profissionais e empresariais e saúde.

A economia norte-americana relativamente aberta é propícia a investimentos empresariais flexíveis e investimentos estrangeiros diretos.

É a potência geopolítica dominante no mundo e é capaz de manter uma grande dívida externa nacional como produtora da principal moeda de reserva mundial.

Os EUA possui as duas maiores bolsas de valores do mundo: NYSE e NASDAQ.

A Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) é a maior bolsa de valores do mundo, com uma capitalização de mercado de US $24,49 trilhões em janeiro de 2021.

Na bolsa de valores da NYSE estão listadas empresas gigantes como Johnson & Johnson, Berkshire Hathaway e JPMorgan Chase.

Já a NASDAQ é a segunda maior bolsa de valores do mundo, com uma capitalização de mercado de US $19,34 trilhões.

Na bolsa de valores da NASDAQ é possível investir em ativos de gigantes da tecnologia mundial como Apple, Microsoft, Amazon, Google e Facebook.

Atualmente, investidores residentes no Brasil que desejam integrar à sua carteira de investimentos ativos de companhias listadas nas bolsas dos EUA, têm como opções de produtos financeiros:

  • ETFs.
  • BDRs.
  • Investimentos diretos por meio de corretoras.

Existem algumas corretoras de investimentos que possibilitam investidores brasileiros comprarem ações de empresas listadas na bolsa de valores americana.

Ao integrar à sua carteira de investimentos ações da melhor bolsa de valores do mundo, sem dúvidas você estará assegurando seu dinheiro em uma economia sólida e próspera.

Conclusão

Neste artigo, você conheceu a melhor bolsa de valores para investimentos. Como visto, as melhores bolsas de valores estão concentradas nos EUA.

As bolsas americanas listam ações de companhias gigantes da tecnologia que recebem investimentos dos quatro cantos do mundo.

Além das bolsas americanas, existem também as bolsas de valores das economias emergentes que possuem enorme potencial de crescimento, como é o caso da China e Índia.

Vale ressaltar que o Brasil também é uma das principais economias emergentes no mundo e, assim como a China e Índia, é vista como uma economia de grande potencial.

Muitos investidores externos alocam seu dinheiro em ativos listados na bolsa brasileira. Então se você já investe no mercado financeiro nacional, você também está investindo em uma economia com grande potencial de crescimento.

Descubra o que é NFT e como ele funciona Imprimir dinheiro: por que não resolve? As 10 criptomoedas mais promissoras depois do Bitcoin